O conceito de prevenção

18/04/2011 11:54

Poderíamos dizer que, em geral, a prevenção refere-se a toda iniciativa coletiva visando à sobrevivência da espécie. Na realidade é um conceito recente e poderíamos dizer que as primeiras instituições na história que estiveram na sua vanguarda foram às religiosas (CAVALCANTI – 2001).
Podemos ver esse preceito através de práticas religiosas, como a tentativa de pregar o respeito ao próximo. A humanidade foi se desenvolvendo e conseguindo atualizar algumas formas de preservação e algumas formas de ataque ao seu desenvolvimento. Sabemos, por exemplo, dos danos que a poluição nos causa e da nossa dificuldade em cuidar das nossas florestas.
Assim, junto com a humanidade, o uso de drogas foi se modificando. Nos anos 60, preservávamos um uso ritualístico, hoje, temos um uso que podemos definir como consumista. Com estas mudanças, novos pensamentos e novas pesquisas foram se desenvolvendo para que as ações planejadas pudessem ser efetivas e preservadoras.
As mais sérias pesquisas sobre a questão nos mostram um aumento do uso de drogas, mas, principalmente, mostram-nos a necessidade de planejarmos ações preventivas adequadas ao grupo que desejamos atingir. Prevenir não é banir a possibilidade de uso de drogas. Prevenir é considerar uma série de fatores para favorecer que o indivíduo tenha condições de fazer escolhas.
Diante das necessidades da sociedade, ou seja, dos problemas apresentados, o conceito de prevenção se ampliou a ponto de poder se colocar dentro do conceito de “Promoção de Saúde”.
Portanto, é fundamental que o agente de prevenção conheça os diferentes aspectos envolvidos no seu trabalho. Nas páginas dessa Unidade, você se aprofundará neste assunto.

Voltar