Sindrome de abstinência

18/04/2011 12:00

 

Quando uma pessoa para de beber de repente, porque quis ou por alguma circunstância especial (ex: sofreu um acidente e foi internada em um hospital ou foi presa), ela pode entrar no que se chama de “síndrome de abstinência”.
 Nos estados de abstinência das drogas, em geral, a pessoa apresenta sintomas opostos aos observados quando ela está sob o efeito agudo das drogas.
 Isto acontece porque para se “se acostumar”aos efeitos das drogas o organismo se modificou, mas estas mudanças só funcionam bem enquanto a pessoa estiver sob o efeito da droga.
 Se a droga for retirada a pessoa pode “passar mal”. Isto causa uma sensação de desprazer (sintomas da “síndrome de abstinência”), que poderá levar a um forte desejo (ou fissura) de usar a droga novamente.
 Em geral, as drogas depressoras causam síndromes de abstinências mais intensas (com mais sintomas físicos) do que as drogas estimulantes e perturbadoras.

Como lidar com as pessoas que entram em síndrome de abstinência?
 Antigamente muitas pessoas morriam porque não havia medicamentos para tratar a síndrome da abstinência, mas hoje em dia, se a pessoa for levada a um hospital ao apresentar os primeiros sintomas, ela será medicada e não correrá grande risco de morte, principalmente no caso de álcool.

Sintomas
 Os principais sintomas de abstinência podem variar de intensidade, desde um leve nervosismo ou irritação, insônia, sudorese (aumento de transpiração), diminuição do apetite e tremores, podendo chegar a um quadro muito grave, com febre, convulsões e alucinações (o chamado “delirium tremens” - que não deve ser confundido com simples tremores, também comuns nas fases iniciais da síndrome de abstinência). Em cerca de 20% dos casos, a pessoa pode ter:

[ Alucinações (principalmente vendo “bichos” que não existem);
[ Ilusões (por exemplo: vê uma cadeira e “enxerga” uma pessoa;
[ Delírio (por exemplo: acha que está sendo perseguida).

 Como o álcool e os benzodiazepínicos produzem modificações semelhantes no organismo, o tratamento é feito com estas substâncias, que “substituem” o álcool e eliminam os sintomas da abstinência.

Em casos leves (nervosismo, irritação, pequenos tremores), os sintomas podem passar após algum tempo (entre 2 e 3 dias), mas se a pessoas se sentir muito mal tiver febre e alucinações deve ser levada a um pronto-socorro imediatamente.

 

Principais problemas físicos causados pelo consumo crônico de álcool
Muitos dos efeitos do álcool só são percebidos após vários anos de uso, outros após alguns meses.
Saiba quais são estes efeitos para que possa alertar sua comunidade sobre riscos de fazer uso crônico de álcool. Perceber a relação entre uso e problemas de saúde pode motivar a pessoa para reduzir ou parar totalmente o uso.

Voltar